terça-feira, 22 de março de 2011

Manifesto em memória da ditadura civil militar brasileira e pela abertura dos arquivos da ditadura!

Há 47 anos estava sendo instaurado no Brasil um período nebuloso de perseguição, censura e arbitrariedade pelo estado brasileiro. A ditadura civil-militar que perdurou por 20 anos no Brasil torturou, prendeu, mutilou e assassinou milhares de pessoas, deixando marcas de ódio e repressão no país.


Todo este processo foi construído pelo estado brasileiro e legitimado pela maior parte dos empresários e grandes proprietários do país. Após 20 anos de intensa repressão, a população brasileira conquistou a abertura política através de uma anistia promovida pelo próprio governo militar de forma lenta e gradual que, mesmo com a oposição da imensa maioria dos setores populares, ao mesmo tempo que anistiou milhares de brasileiros e brasileiras prejudicados e caçados pelo regime, também colocou panos quentes nos horrorosos crimes cometidos pelos militares no período, atitude incomum inclusive se analisarmos o processo de julgamento dos militares golpistas nos demais países da América Latina.


Há de se destacar que esta anistia foi restrita, ou seja, não foi concedida a todas e todos que estavam sendo perseguidos pelo regime militar, onde hoje podemos encontrar várias pessoas que ainda não receberiam anistia política no Brasil.


Outro grande efeito disto foi que não ocorreu a abertura dos arquivos da ditadura, impedindo assim a investigação e desvendamento da realidade histórica sobre os fatos, beneficiando os torturadores e assassinos do regime. Pelo fato dos arquivos estarem censurados, não conseguimos contar com riqueza de detalhes a história do regime, julgar os culpados e finalmente fazer justiça como os demais países da América Latina estão fazendo.


No final do ano de 2010 a Corte Interamericana de Direitos Humanos julgou e condenou o Brasil pelo massacre na Guerrilha do Araguaia a centenas de brasileiras e brasileiros que lutavam em prol da abertura política no país. Isso obriga ao Brasil, se não quiser ir de encontro as decisões do tribunal maior da América, a investigar e punir os culpados envolvidos com a questão do Araguaia.


Por isso nós, movimentos sociais e anistiados estamos em luta e convidamos a todas e todos, conscientes dos horrores da ditadura a lutar também pela abertura dos arquivos da ditadura no Brasil, pressionando o estado brasileiro a cumprir a sentença do Araguaia e fazer justiça a todos os casos, evitando assim que estes tristes tempos não pairem novamente sobre a história do nosso país.


Pela abertura imediata dos arquivos da ditadura militar no Brasil!

Ditadura nunca mais!

Pelo fim da tortura, pela reforma das instituições policiais.

Contra a criminalização dos movimentos sociais!


Assinam:

Associação Anistia 64/68

Instituto Frei Tito de Alencar

FEMEH – Federação do Movimento Estudantil de História

Centro Acadêmico Caldeirão – História UECE

Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar – História UFC


Um comentário:

  1. Sabes dizer quem foi o responável por tais graffiti? Gostaria de contatá-lo. Se já tivesse o contato para passar-me, agradeceria...

    ResponderExcluir